Fórum Alternativo Mundial da Água envolve milhares de pessoas e organizações do mundo

O Fórum conta com uma expressiva delegação com atingidos que defendem a água em Minas Gerais.

O Fórum Alternativo Mundial das Águas (FAMA), acontece entre os dias 17 a 22 de março de 2018 em Brasilia, com o tema: "Água é um direito, e não mercadoria". Estão reunidas milhares de ativistas e centenas de organizações de todo o mundo para refletir e debater os desafios para a construção do futuro da água e do uso dos recursos hídricos pela humanidade. A programação visa pensar a questão da água a curto, médio e longo prazo, à partir do ponto de vista das organizações populares, movimentos ambientais e sociais que têm em suas pautas a questão da água.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), tem uma importante participação no Fórum Alternativo Mundial da Água, contribuindo na busca de novas formas de lidar com a questão da água visando o crescimento e desenvolvimento do nosso país envolvendo toda a população, especialmente aqueles que mais necessitam e são excluídos do processo de decisão e utilização desse bem natural tão essencial à nossa vida.

O MAB é um movimento que se preocupa e discute a forma como a água está sendo utilizada atualmente pelas empresas, seja quando constroem hidrelétricas nos rios ou quando utilizam a água na indústria ou grandes produções agrícolas para a exportação. O movimento debate os danos na vida das populações atingidas pela construção de hidrelétricas como também pelas pessoas que utilizam a água no seu dia a dia.

A AEDAS contribui na organização da Caravana dos Atingidos por Barragens de Minas Gerais Rumo ao FAMA, envolvendo mais de 350 atingidos de diversas regiões do estado de minas. Foram realizadas atividades preparatórias em diversos municípios no percurso das caravanas, debatendo com a população as questões e desafios relativos à questão da água, em cada realidade. A caravana e a participação da delegação mineira contou com o patrocínio financeiro da CEMIG que foi de fundamental importância para possibilitar a participação dos atingidos em um evento tão importante.

REALIZAÇÃO
APOIO
AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530