AEDAS e parceiros realizam Seminário Regional no início de abril

“Com quantos quilos de medo se faz uma tradição?”

02 a 05 de abril – UFVJM – Diamantina/MG


A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por intermédio do Observatório dos Vales e Semiárido Mineiro, a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social – AEDAS e o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB realizarão Seminário Regional no período de 02 a 05 de abril de 2019, no Campus JK da UFVJM, município de Diamantina-MG.


A construção do evento, a partir do tema provocativo “Com quantos quilos de medo se faz uma tradição?” em alusão à composição da música “Senhor Cidadão” de Tom Zé, vem corroborar processo de articulação entre a UFVJM e os movimentos sociais que atuam na região, em especial, a AEDAS e o MAB.


O evento traz consigo a memória e resistência do povo que reivindica direito à terra, à água, a vida digna, à soberania popular e da nação. Em pauta está também as desigualdades social, gênero, étnica-racial, regional, que estruturam a sociedade brasileira e a divisão internacional do trabalho submissa à ordem mundial do capital.


O Seminário tem por objetivo analisar e discutir sobre quatro grandes temáticas que impactam profundamente a região: a questão energética, a questão agrária, as relações sociais de gênero e os discursos e modelos de desenvolvimento. A partir destes temas, busca-se compreender as realidades regional em sua relação escalar com o global, em suas mediações considerando papel do Estado, das políticas públicas, das organizações da sociedade civil – notadamente, os movimentos sociais, e os conflitos decorrentes da intensificação da ação dos grandes projetos de desenvolvimento que põem em disputa as águas, as terras, o subsolo (riquezas minerais) e, consequentemente as perspectivas e projetos de futuro a partir dos territórios da vida, encampados pelos diferentes coletivos e comunidades tradicionais. Por fim, a partir deste acúmulo, pretende-se também provocar reflexão sobre perspectivas, sobre possibilidades de atuação e articulação entre a Universidade Pública, os movimentos sociais e demais organizações.


Para outras informações, entre em contato:

observatorio@ufvjm.edu.br

aedas@aedasmg.org


Para inscrição e emissão de cerificado de participação, preencha o seguinte do formulário:

https://goo.gl/forms/18BykPnciRra11Zr1


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO REGIONAL:


Agradecemos o artista GILDÁSIO JARDIM por conceder a utilização de imagens de seus trabalhos para elaboração da arte do Seminário Regional.

AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530