AEDAS faz visita técnica a fornecedores de flutuadores para construção da Usina Solar Fotovoltaica



Ocorreu hoje (28/02) em Jaguariúna/SP, uma visita técnica à Indústria de Produtos Automotivos (IPA) onde está acontecendo a produção dos flutuadores fornecidos pela empresa Fotovoltaico Flutuante Brasil (F2B). Os flutuadores serão utilizados na implantação da Usina Fotovoltaica (UFV) que será instalada sobre o reservatório da PCH Santa Marta, no município de Grão Mongol/MG.


A visita apresentou o portfólio de atuação das empresas IPA e F2B, demonstrando a expertise no ramo. Em seguida, foram apresentados os testes de qualidades dos flutuadores, correlacionados aos efeitos de ventos fortes, alta radiação, ondas e correntezas, além de flutuabilidade e água potável.



A empresa F2B ainda demonstrou exemplos de soluções customizadas de ancoragem, observando-se velocidade do vento, topografia, batimetria, composição do solo e variação do nível de água em que os flutuadores são instalados.


Por fim, foram visitados os locais de produção dos flutuadores, com demonstração da montagem da ilha flutuante e acompanhamento de testes de qualidades em laboratório.


Participaram da visita os representantes André Luis da IPA, Orestes Gonçalves Júnior da F2B, Rodrigo Nascimento da CEMIG, Davidson Andreoni da EFFICIENTIA, Dênio Cassini da PUC Minas, Luis Shikasho da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS), Oberdan Savaris do Consórcio Veredas Sol e Lares, entre outros técnicos e gestores.



Os preparativos para o início da construção estão avançados. De acordo com Luis Shikasho da AEDAS, o início da construção depende apenas da celebração de instrumento que permitirá a cessão pela CEMIG à AEDAS de uso de uma pequena área do entorno do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) para implantação da usina, bem como tratativas e emissão do Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental (DAIA) junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF).


“O projeto executivo, os parceiros tecnológicos para a implantação da usina e os preparativos para o desenvolvimento da pesquisas inerentes já estão estabelecidas. O parecer de acesso foi emitido pela CEMIG no dia 3 de janeiro e pretendemos celebrar o Acordo Cooperativo com a empresa, permitindo através da geração distribuída beneficiar aproximadamente 1.250 unidades familiares em 21 municípios da região do Vale do Jequitinhonha ", afirmou Luis.


A F2B e o Consórcio Veredas Sol & Lares, responsável pela implantação da UFV, celebraram parceria para fornecimento de flutuadores e capacitação dos trabalhadores que atuaram na sua construção.

AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530