Aedas lança vídeo com Plano de Trabalho Contextualizado para os Quilombos de Brumadinho

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) apresenta em vídeo informativo seu Plano de Trabalho Contextualizado para as comunidades quilombolas, estabelecido a partir do diálogo e do processo de Consulta Prévia, Livre, Informada e de Boa-Fé. A construção do Plano de Trabalho se deu pela escuta ativa que vem se desenvolvendo desde junho de 2019, na Bacia do Paraopeba, em conjunto com as comunidades quilombolas de Marinhos, Rodrigues, Ribeirão e Sapé.

Além do vídeo, o conteúdo do Plano de Trabalho está disponível em texto no site da Aedas e ainda em áudio, enviado às comunidades. Os formatos e linguagem diversos visam garantir e ampliar o acesso das comunidades ao conteúdo do Plano de Trabalho, o que está previsto também no Protocolo de Consulta dirigido à Aedas pelas comunidades.


Atualmente, lideranças das comunidades quilombolas constroem um Termo de Referência em conjunto com a Aedas, para que possa ser contratada Consultoria Especializada que levantem danos mais específicos aos modos de ser, viver e fazer dos povos quilombolas atingidos pelo desastre da Vale em Brumadinho.


Leia aqui: Plano de Trabalho em Texto, contextualizado para as comunidades quilombolas.




AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530