Aedas no Ar #5: morador de Brumadinho fala sobre o rompimento um ano e meio após desastre

Atualizado: Ago 7

Publicado em 23/07/2020


A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) produziu um programa especial para tratar dos 18 meses do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019. Após um ano e meio, muita coisa mudou na vida da população de todas as cidades banhadas pelo rio Paraopeba.


🎧 Ouça nas plataformas:

Soundcloud: https://bit.ly/2CFL7QP

Anchor: https://bit.ly/2ORvdp6

Spotify: https://spoti.fi/2OMvdqp


Para conhecer mais sobre a situação dessas pessoas, que tiveram suas vidas profundamente prejudicadas, estreamos hoje o nosso quadro de entrevistas, conversando com o Tiago Fontes, professor de história, ator e diretor de teatro e residente em Brumadinho.


Tiago conta que todo dia 25 é doloroso para a população de Brumadinho. "Em relação a esse crime da Vale, o que se teve de justiça até agora? Confesso que às vezes eu tenho medo que a Justiça nunca ocorra neste crime e que os culpados nunca pagarão pelos seus atos", desabafou.


A Aedas já está trabalhando junto aos atingidos e às atingidas para que os danos sejam devidamente identificados e futuramente reparados.


No programa você também escuta o relato de uma moradora de Betim, que fala sobre os impactos do rompimento da barragem em sua comunidade. No quadro de cultural, apresentamos um cordel sobre a luta da população atingida em busca de justiça e reparação



AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530