Aedas no Ar #7: tudo que aconteceu na audiência do dia 28 e como entrar em contato com a Aedas

Todas as semanas, a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) apresenta o programa "Aedas no Ar". Nesta edição, você vai saber os principais pontos discutidos na audiência judicial do dia 28 de julho. Também explicamos como entrar em contato com a Aedas para saber sobre o Registro Familiar ou outros temas.


🎧 Ouça nas plataformas:

Soundcloud: https://bit.ly/30w43uo

Anchor: https://bit.ly/3icK0Hu

Spotify: https://spoti.fi/3fzBwZg

Google Podcasts: https://bit.ly/3fzsjjx


AUDIÊNCIA JUDICIAL


No último dia 28 de julho, ocorreu nova audiência judicial referente ao processo envolvendo os danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale. Em virtude da pandemia de covid-19, a sessão ocorreu de maneira virtual e contou com a participação de promotores, procuradores, defensoria pública, professores da UFMG e PUC, advogados da Vale, assessorias técnicas e pessoas atingidas.


O principal assunto dessa audiência foi o acesso das instituições de justiça aos dados das pessoas atingidas, que ainda não foram fornecidos pela mineradora Vale, causadora do desastre socioambiental de Brumadinho, que aconteceu em janeiro de 2019. Segundo Luiz Otávio Ribas, da coordenação institucional da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), que esteve presente na audiência, estes dados são importantes para as comissões, as assessorias técnicas independentes e instituições de justiça cobrarem uma efetiva ação de reparação. “Pode ajudar, por exemplo, no caso das pessoas atingidas que não estão recebendo pagamento emergencial, água, silagem, ou qualquer outra demanda urgente”, completa.


COMO ENTRAR EM CONTATO


Os mobilizadores são as pessoas responsáveis por estar em contato constante com os atingidos e atingidas. A equipe da Aedas possui um telefone geral da mobilização. Enviando uma mensagem para o Whatsapp DDD 31 9 8382-5151, você receberá um formulário, onde poderá registrar seu pedido para nossa equipe.


Ao acessar o formulário, vai ser solicitado que você informe seu nome, telefone, e-mail (se você possuir) e a cidade onde reside. Também será perguntado se você e sua família já fizeram o Registro Familiar e, caso já tenham feito, deverá informar o código do núcleo familiar que foi repassado.


Preenchidas essas informações, aperte no botão “próxima”, que te levará à segunda parte do formulário. Agora, você deverá selecionar a comunidade onde reside e o principal motivo que te levou a entrar em contato com a Aedas.


Após isso, é fundamental clicar no botão ENVIAR, na parte inferior do formulário. A partir deste envio alguém da assessoria técnica entrará em contato com você nos próximos dias.





AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530