Aedas participa de seminário sobre novos critérios do emergencial

Nesta sexta-feira (11), a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) participa de um seminário de alinhamento sobre os novos critérios para o auxílio emergencial, que precisam ser apresentados para o Juiz no mês de outubro. Além da Aedas, o evento conta com a participação das Instituições de Justiça (IJs) - Ministério Público e Defensoria Pública - e das outras Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), e será mediado pela PUC, que atua como Coordenação Metodológica Finalística (CMF) do trabalho das ATIs.


Os critérios que a Aedas levará para esse debate estão sendo discutidos nos espaços participativos que acontecem desde julho e compõem aquilo que chamamos de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). Na última quarta-feira (9), o auxílio emergencial foi tema da primeira Roda de Diálogo (RD) promovida pela Aedas nas regiões 1 (Brumadinho) e 2 (Betim, Juatuba, Igarapé, Mário Campos e São Joaquim de Bicas), assessoradas pela Associação.


As RDs apresentam, para as pessoas atingidas, aquilo que foi debatido nos Grupos de Atingidas e Atingidos (GAAs). Como cada pessoa participa de um GAA específico, é importante que todas e todos saibam o que foi discutido nos demais, para que, a partir disso, possa ter uma compreensão mais ampla sobre o tema e identificar possíveis divergências no entendimento de diferentes comunidades, por exemplo.


Agora, as sínteses dos diálogos ocorridos por meio dos Registros Familiares (RFs), que seguirão acontecendo, nos GAAs e nas RDs serão levadas para discussão com as demais ATIs e com as IJs. É importante que as pessoas atingidas saibam disso, porque o que será apresentado para o Juiz vai ser resultado desse debate e podem haver ideias diferentes apresentadas por cada ATI.


O Seminário de Alinhamento será realizado durante toda a sexta-feira. No site da Aedas (aedasmg.org/paraopeba), serão compartilhadas informações sobre as discussões promovidas neste espaço de diálogo.



AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530