Aedas promove lives para apresentação de Matriz Emergencial

A Aedas realiza nos próximos dias duas lives de apresentação das Matrizes de Medidas Emergenciais construídas pelas pessoas atingidas pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, e sistematizada pela Aedas. No sábado (14), às 16h, a apresentação é da R1 e na segunda-feira (16), às 18h, acontece o encontro virtual da R2.


As transmissões acontecem no canal Aedas - Paraopeba no Youtube. A Matriz Emergencial contém medidas emergenciais levantadas pelas comunidades e propostas concretas que precisam ser implementadas nos territórios para mitigação de danos.

A construção do documento se deu a partir dos Grupos de Atingidos e Atingidas (GAAs) e das Rodas de Diálogo temáticas (RD) ocorridos em julho e outubro de 2020, com a participação de mais de 4 mil pessoas atingidas. Depois disso, a Aedas consolidou as informações, com uma fundamentação técnica e jurídica para as sugestões das pessoas atingidas, também para que sejam utilizados no processo de reparação integral.

A Matriz Emergencial apresenta 247 medidas urgentes para execução nas comunidades, resultado da realização de 644 GAAs e 171 RDs nas regiões 1 e 2. Além do auxílio emergencial, os espaços discutiram sobre as questões que necessitam de tratamento emergencial e sobre quem precisa acessar essas medidas.

O próximo passo é fazer com que a Matriz seja considerada nos trâmites referentes aos atingidos e atingidas. Neste sentido, o documento será encaminhado para as Instituições de Justiça que atuam no caso para ser parte do processo, além de ser um documento que pode ser utilizado pelas Comissões, Associações, Organizações e Movimento de Atingidos e Atingidas na luta e defesa de seus direitos junto ao Poder Público e à própria Vale.




AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530