AEDAS realizará seminário sobre os direitos das populações atingidas

A atividade envolverá  mais de 100 lideranças de todo o estado de Minas Gerais.



A AEDAS tem grande expectativa na realização deste seminário, já que o estado de Minas Gerais é o que possui maior número de barragens instaladas, em comparação com os demais estados do Brasil. Além das barragens Hidroelétricas, que já são muito numerosas, o estado possuí também o maior parque de barragens de rejeitos de mineração. Ambos os casos têm apresentado violações de direitos das populações locais e tradicionais, que são atingidas por estes empreendimentos.


O Seminário tem, entre outros objetivos, a intenção de:

1 - Dar Visibilidade à questão dos direitos dos atingidos por barragens, em especial nas regiões de maior atuação em perspectiva dos setores que constroem barragens no estado, no caso: Zona da Mata, Norte, Vale do Jequitinhonha, Leste e Sul de Minas. 2 - Capacitar 100 lideranças para atuar localmente junto aos órgãos cabíveis denunciando e conscientizando sobre a questão dos direitos dos atingidos pelos empreendimentos, 3 - Fortalecer a rede de articulação e monitoramento dos direitos dos atingidos. 4 - Proporcionar troca de experiências entre os atingidos que buscam seus direitos em MG.

A atividade já conta com uma programação rica em ferramentas didáticas e estudos de caso, como o rompimento da barragem do fundão, que servirá como base para compreender e qualificar os mecanismos de busca dos direitos dos atingidos pelos empreendimentos em questão. Mas, além disso, tratará junto a representantes do poder publico de Minas Gerais a necessidade de um marco legal que assegure direitos para as populações atingidas. Acompanhe abaixo a sintese da programação:



O seminário de formação, que conta com o apoio do Governos do Estado de Minas Gerais, será realizado entre os dias 1 a 3 de Setembro de 2017.

​Para quem quiser ter mais informações sobre a atividade entre com contato com a AEDAS através do telefone: (31) 3327-2831

AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530