Assessoria Técnica retoma atividades em Itatiaiuçu





Em julho, a equipe do Diagnóstico Socioeconômico retomou as atividades em Itatiaiuçu para: 1- finalizar o processo de cadastramento dos 452 núcleos familiares já iniciados e, 2- cadastrar os novos núcleos familiares identificados na terceira mancha da ZAS. As famílias identificadas na terceira mancha da ZAS irão passar por todas as fases do processo de cadastramento, quer sejam, a aplicação do formulário, o levantamento de campo, a delimitação dos terrenos e a tomada de termo a cada um dos membros que fazem parte do NF, núcleo familiar. A expectativa é que, até o final de setembro, esta etapa seja concluída.


A AEDAS tem tomado todos os cuidados possíveis e exigidos pelo momento de Pandemia que estamos vivendo. O escritório de Pinheiros foi equipado com placas de acrílico nas salas de atendimento e todos os aplicadores (as) fazem uso de equipamentos de proteção individual. As salas e todo o escritório são higienizados a cada duas horas com álcool 70%. Os carros são limpos a cada utilização.



Ainda no escritório de Pinheiros, os atingidos e atingidas são recepcionados em um espaço ao ar livre, onde é possível manter o distanciamento recomendado pelos órgãos oficiais de saúde pública e ainda podem tomar um cafezinho com segurança e tranquilidade. Ao chegarem têm suas temperaturas medidas e acesso fácil a álcool em gel e espaços para higienização das mãos com água e sabão. Antes e depois dos atendimentos as equipes higienizam os objetos, como mesas, cadeiras, canetas e maçanetas.


Vale lembrar que os atendimentos são previamente agendados pela equipe de mobilização o que evita possibilidades de aglomerações de pessoas no escritório. Os atingidos e atingidas são orientados quanto a importância do uso de máscaras e caso necessitem recebem uma máscara no escritório. Ainda para preservar a saúde de todos os atingidos e atingidas e da assessoria técnica, a equipe que está em campo realiza testes de COVID- 19 a cada 20 dias. Segundo a aplicadora do cadastro da AEDAS, Geisiane Lima Soares, “queremos evitar a contaminação, pois sabemos que os números de infectados pelo COVID- 19 crescem a cada dia em Itatiaiuçu e em todo país”.




A aplicadora do cadastro, Geisiane Lima Soares, faz uma avaliação positiva neste quase um mês de retomada do cadastro: “posso dizer que a avaliação é muito positiva quanto ao andamento dos trabalhos, pois os atingidos e atingidas têm comparecido e têm se mostrando muito satisfeitos com o atendimento e com os cuidados que estamos tomando. Nós buscamos e acreditamos na reparação integral dos direitos violados causados pelo plano de ação de emergência da barragem da ArcelorMittal e não mediremos esforços para alcançar esse objetivo”.


Nesta nova fase, a Assessoria Técnica da AEDAS em Itatiaiuçu vai finalizar o cadastro com os 470 núcleos familiares que solicitaram o processo, incluindo as novas famílias na terceira mancha da ZAS. O cadastro teve uma pausa devido a pandemia do novo coronavírus e a equipe da Assessoria técnica tem trabalho em regime home office.

AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530