Câmara Federal convida Vale e órgãos envolvidos em acordo para audiência nesta segunda (7)

A Câmara Federal convocou a Vale e demais órgãos envolvidos no acordo sobre o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, para uma audiência virtual na tarde nesta segunda-feira (7), às 14h. A reunião, que também contará com representantes de comunidades atingidas e Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), é articulada por comissão externa da Câmara Federal destinada a acompanhar e fiscalizar a negociação do acordo entre a Vale S.A. e o Estado de Minas.

Semana passada, na quinta-feira (3), atingidos e atingidas de todas as regiões da Bacia do Paraopeba denunciaram, em reunião virtual articulada pela comissão da Câmara, a falta de participação das pessoas atingidas e a confidencialidade do acordo na Justiça, solicitada pela Vale.

Para a reunião com a Câmara Federal nesta segunda-feira, além da presidência da Vale, foram convidados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Lemes, o presidente da Assembleia Legislativa MG, Agostinho Patrus, e o Estado, representado pelo Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis. O prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos, o Neném da Asa, também foi convidado a participar.

As Instituições de Justiça também deverão estar presentes. Silmara Goulart, procuradora do Ministério Público Federal (MPF-MG), coordenadora da Força-Tarefa Brumadinho; e Gério Soares, Defensor Geral de Minas Gerais. A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) também foi convidada a participar.

Representantes dos atingidos e das atingidas terão espaço de fala. Joceli Andrioli, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Fernanda Perdigão, representante da Comissão de Piedade do Paraopeba/Comitê Popular da Zona Rural-Brumadinho; Thomas Nedson Silva, representante da Comissão Colônia de Santa Isabel/Citrolândia-Betim; e Patrícia Regina Passarela, representante da Comissão Taquaras - Esmeraldas.

A reunião inicia às 14h e será transmitida pelo Youtube da TV Câmara. A cobertura e o resumo da audiência você também acompanha aqui no site da Aedas. 

Clique aqui e confira a matéria da última reunião na Câmara Federal, em que ficou encaminhado o acordo e a solicitação ao Senado de que sejam votados projetos que atendam às necessidades das pessoas atingidas por barragens, dentre eles, o que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), já aprovado na Câmara Federal.




1,252 visualizações
  • WhatsApp Aedas
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram