Confira a versão final da matriz de danos dos Atingidos e simule sua indenização justa



Os atingidos e atingidas pelo rompimento da Barragem da Samarco, Vale e BHP Billiton em Barra Longa/MG identificaram que a matriz de danos utilizada pela Fundação Renova produzia valores indenizatórios muito baixos e injustos.

As pessoas atingidas, instituições de justiça e integrantes do sistema CIF revelaram vários problemas no instrumento utilizado pela Fundação, dentre eles, estão a ausência de participação na sua elaboração, o rebaixamento dos valores de diversos itens e até a desconsideração de diversos danos, que apesar de indicados, nem aparecem no documento.

A Matriz de danos é a tabela que lista os danos e atribui valores a eles, o resultado é a possibilidade de soma para identificação do valor da indenização individual, por isso, é um documento muito importante. Agora os atingidos podem dizer que tem a sua matriz e lutam para que ela seja considerada oficialmente para o cálculo da indenização.

A matriz dos atingidos foi construída nos grupos de base, seminários temáticos, assembleias, com participação ampla, livre e informada dos atingidos em geral, incluindo comissão e coordenadores. O resultado do diagnóstico popular foi sistematizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que possui um núcleo especializado nos direitos dos atingidos por barragem, com experiência de mais de 30 anos.

Agora, você pode conferir a versão completa e revisada, na qual você terá seus danos individualizados e poderá calcular o valor justo para sua indenização individual.

Os dados apontam que a Vale, mesmo após 2 rompimentos de barragem, danos severos a duas bacias hidrográficas, centenas de vidas perdidas, danos diversos à saúde, trabalho e renda, moradia, projetos e modos de vida, apresenta altas taxas de lucro. Nesse sentido, uma indenização verdadeiramente justa deve medir-se pela extensão do dano (Art. 944, CC/02), perpetuado ao longo de quase 6 anos.



O tema da indenização aguarda decisão judicial. Sigamos em luta pela reparação integral e justa. O lucro não Vale a vida!


Matriz Barra Longa - Calculadora Final


Matriz Barra Longa - Calculadora Final
.xlsx
Download XLSX • 122KB

810 visualizações
  • WhatsApp Aedas
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram