Confira o Plano de Trabalho Contextualizado da Aedas para as comunidades quilombolas

A Assessoria Técnica Independente (ATI) é um direito conquistado por todas as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Entretanto, os impactos do desastre são vivenciados de diferentes maneiras por comunidades com tradições e modos de vida também diversos. É o caso dos povos tradicionais quilombolas presentes em Brumadinho, assessorados pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), que experienciam as consequências do rompimento de uma maneira particular, que deve ser analisada de modo cuidadoso, a partir do diálogo e da Consulta Prévia, Livre, Informada e de Boa-Fé.


A Aedas atua escutando ativamente as atingidas e os atingidos dos municípios de Brumadinho (região 1), Betim, Igarapé, Juatuba, Mário Campos e São Joaquim de Bicas (região 2), situados na Bacia do Paraopeba. Na busca pelo respeito às especificidades apresentadas pelos povos e comunidades tradicionais, a equipe da Associação elaborou um Plano de Trabalho Contextualizado em conjunto com as comunidades quilombolas de Marinhos, Rodrigues, Ribeirão e Sapé.


O material, que será utilizado nas Rodas de Diálogo (RD) do Grupo de Trabalho (GT) do Protocolo de Consulta na região 1, aborda os seguintes pontos:


  1. O QUE É ASSESSORIA TÉCNICA INDEPENDENTE

  2. O que é Consulta Prévia Livre, Informada e de Boa fé?

  3. O que são Protocolos de Consulta ?

  4. Quais os passos previstos e para onde caminhamos?

  5. Como será a continuidade desse percurso

  6. O que e quando?


Clique no arquivo abaixo para fazer download da íntegra do documento. Você também pode escutar a adaptação da cartilha para o formato de áudio, enviando uma mensagem de WhatsApp para o número (31) 9 8382-5151.


Aedas - Plano de trabalho contextualizad
.
Download • 2.92MB

As RDs serão realizadas em duas etapas. A primeira acontece no próximo sábado (3), às 14h, na plataforma Google Meet. A segunda acontece no dia 8 de outubro, às 18h30 no mesmo aplicativo. Acompanhe a cobertura no site da Aedas.



AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530