Consultoria de Recuperação do Rio Paraopeba e seus afluentes inicia atividades na Região 02

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas) contratou uma Consultoria Técnica Especializada para realizar o diagnóstico dos recursos hídricos nos municípios da região 02 atingidos pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, em janeiro de 2019. Na prática, a consultoria fará estudos aprofundados sobre a recuperação do Rio Paraopeba e seus afluentes.


A região 02 contempla os municípios de Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Igarapé, Juatuba e algumas comunidades do município de Mateus Leme, com os Povos e Comunidades de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana (PCTRAMA).


As pesquisas estão sendo feitas pela Consultoria Técnica Especializada Probiota Projetos. Fundada em 2017, a Probiota é uma empresa formada por uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais, entre eles geólogos/as, geógrafos/as, biólogos/as, engenheiros/as agrônomos/as, dentre outros; que atuam nas áreas da Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.


As consultorias especializadas fazem parte do trabalho da assessoria técnica e realizam estudos mais profundos e específicos em relação aos danos sofridos no território atingido. O principal objetivo deste trabalho é obter dados ainda mais específicos, quantitativos e qualitativos, sobre o diagnóstico dos recursos hídricos nas comunidades atingidas. Os estudos se darão pela análise das características geoambientais e avaliação técnica dos solos, águas superficiais e subterrâneas. Isso, através da coleta de solo, checagem técnica dos poços e escuta qualificada da população atingida.


Em espaços participativos da assessoria, as pessoas atingidas já levantaram a necessidade da garantia imediata de acesso à água de qualidade, com medidas urgentes de abastecimento da população; além da implementação de novos pontos de captação de água (pluviais e fluviais) para diversos usos (consumo humano e animal, irrigação) e ainda a redução de custos e isenção de tarifas de abastecimento de água com pagamento por parte da mineradora Vale e concessionária Copasa.


Os estudos realizados pela consultoria vão gerar produtos temáticos nas áreas de Geologia e Hidrogeologia, Geomorfologia, Solos, Hidrologia, Socioambiental e Geoprocessamento. O objetivo é instrumentalizar os diagnósticos de usos múltiplos da água, qualidade e quantidade de água, segurança hídrica e proposição de projeto de recuperação dos recursos hídricos dos municípios da Região 2.


Os trabalhos da consultoria começaram no dia 17 de junho e devem acontecer até fevereiro de 2022. Conheça mais sobre a Probiota em: https://probiotaprojetos.com.br


Confira a relação de nomes dos profissionais da consultoria:



592 visualizações
  • WhatsApp Aedas
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram