Consultoria Socioambiental inicia coletas de água, ar e solo em Brumadinho

A Aedas iniciou a fase 2 do levantamento de danos socioambientais na cidade de Brumadinho. Os danos são decorrente do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão que ocorreu na cidade de Brumadinho, em janeiro de 2019.

A fase 1 já está concluída, foi a fase do diagnóstico. Você pode conferir sobre os resultados na matéria e ver um material mais completo na revista lançada pela Aedas.

O objetivo das coletas, nessa fase 2, é: 1. levantar e divulgar informações para as pessoas atingidas sobre a qualidade dos recursos hídricos, solos, sedimentos, ar e fauna e flora impactados pelo desastre sociotecnológico.

2. Dar segurança à população para os diversos usos das águas, no consumo de peixes e na produção de alimentos cultivados em solos potencialmente contaminados.

3. Empoderar as comunidades por meio da participação informada sobre os danos, impactos e possíveis caminhos de reparação provenientes do rompimento da barragem da Vale S.A.

4. E Também subsidiar os atingidos e atingidas com informações confiáveis sobre a exposição a contaminantes ou outros agentes de risco ecológico. Quem realizada a coleta é a equipe da Archipel a Consultoria Técnica Especializada contratada pela Aedas para realizar as coletas e fazer as analises. EXPEDIÇÃO EM SETEMBRO

A equipe chegou para expedição em campo no dia 20 e encerra a expedição no dia 27 de setembro. Confira os técnicos que estão presentes:

Confira o Boletim Informativo Socioambiental R1 N1 para mais informações sobre o trabalho da consultoria.

20210917_BoletimInformativoSocioambientalR1.N1
.pdf
Download PDF • 2.37MB

Dentre as consultorias Socioambientais previstas no Plano de Trabalho da Aedas para Brumadinho estão:

a) Levantamento dos Danos Ambientais (fase 1 Diagnóstico) - Já concluído.

b) Levantamento dos Danos Ambientais (fase 2 Análises e Coletas) – Estamos realizando essa!

c) Levantamento de Áreas Degradadas (ainda não iniciada)

101 visualizações
  • WhatsApp Aedas
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram