Em Barra Longa, Assessoria Técnica auxilia conquistas para atingidos

Atualizado: 28 de Nov de 2018

Fruto de muita organização e mobilização, os atingidos pelo rompimento da Barragem de rejeitos da Samarco hoje contam com a Assessoria Técnica no município de Barra Longa.



Após o rompimento da barragem de Fundão em Mariana, as famílias atingidas pela lama não sabiam o que fazer diante de uma situação sem precedentes. Enquanto isso, as empresas responsáveis pelo rompimento buscavam somente negociações pontuais e individuais, sem levar em consideração a abrangência dos danos causados na vida dos atingidos das comunidades, e no meio ambiente.

A resposta foi encontrada na união e organização de toda a população atingida. E perceberam que seria fundamental a presença de profissionais que trabalhassem com eles. “A coisa era tão séria, tão diferente de tudo, a gente não tinha nem ideia que tinha direitos. E a gente percebeu que precisava de gente pra ajudar a ter esse entendimento”, diz Maria da Graça, moradora de Barra Longa.

A partir de estudos e levantamentos técnicos realizados com o apoio destes profissionais, os atingidos poderiam contar com informações precisas e confiáveis, que a partir da realidade, iriam contrapor os argumentos técnicos apresentados pelas empresas. Finalmente teriam força para garantir seus direitos.

A Assessoria Técnica em Barra Longa foi proposta pelos atingidos ao Ministério Público Estadual em janeiro de 2016. A população do município, após ampla discussão, escolhe a AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social como responsável pela sua execução. No final de agosto de 2017, a AEDAS finalmente inicia seus trabalhos em Barra Longa.


AEDAS em Barra longa, trabalho consolidado

Com o tempo a Assessoria foi se tornando parte essencial da resistência dos atingidos. Hoje, ela já é referência em toda a Bacia.

Conta com uma equipe composta por treze profissionais entre Coordenação, Assistente Administrativa, Mobilizadores, Advogadas, Psicóloga, Assistente Social, Arquitetas e Engenheiro Agrônomo. O norte da equipe tem sido o respeito à organização coletiva, um bom trabalho com o grupo já existente no local, e o compromisso com a população atingida.

A cidade de Barra Longa tem uma população de 6143 habitantes, segundo o Censo de 2010. Com um total de 386 km2 de extensão, foi a única cidade ao longo da bacia do Rio Doce que teve o seu centro urbano danificado pela lama de rejeitos.

Atualmente, o trabalho da AEDAS em Barra Longa está em 10 comunidades rurais, e 10 localidades urbanas. O grupo acompanha mais de mil moradores. São 261 famílias reunindo-se e trabalhando juntas no dia a dia para a recuperação de suas vidas.

A AEDAS tem a proposta de estar junto com a população, compreendendo as demandas. Os benefícios trazidos ao município são muitos:

1. Espaços coletivos que garantem acesso a informação;

2. Discussão acerca das propostas de reparação;

3. Sistematização das demandas;

4. Auxilio na elaboração técnica sobre as pautas;

5. Esclarecimento de questões como a análise do ambiente de Barra Longa, que produzirá estudos confiáveis para embasar as decisões e proposições dos atingidos;

A AEDAS em Barra Longa organiza 18 grupos de base com encontros regulares, ajudando no empoderamento de famílias atingidas pela lama de rejeitos da Samarco/Vale/BHP Billiton.


Equipe preparada e comprometida

A AEDAS já desenvolvia trabalhos semelhantes, mas pela primeira vez se deparou com um caso de tal proporção. São realizadas reuniões de equipe semanalmente para avaliar o conjunto de atividades, monitorar as ações em execução, estabelecer divisão de tarefas, dentre outros.

Capacitações internas são feitas periodicamente, em temáticas como: Direitos Humanos, Educação Popular, Formação Jurídica, Saúde Coletiva, dentre outros. A cada dois meses há reuniões de planejamento e monitoramento de cada um dos eixos de trabalho da Assessoria.

O trabalho em cada um dos eixos:

Saúde: A AEDAS acompanha famílias, explica o funcionamento dos locais de atendimento, discute um conceito amplo de saúde, e realiza eventos como a Feira da Saúde.

Moradia Digna: Com oficinas e dinâmicas a Assessoria busca sistematizar as questões de moradia de acordo com as demandas dos atingidos, gerando cartilhas e documentos.

Jurídico: Estudo, elaboração e argumentação jurídica em temas específicos dos direitos dos atingidos discutidos nos grupos de base.

Serviço Social: Acompanhamento das pessoas e suas famílias, buscando soluções para os problemas do dia a dia e contribuindo no diagnóstico social.

Agrárias: Levantamento de discussões e proposições sobre a dimensão agrária, como solo, água, plantio e outros.

Garantia de Participação: Organização de grupos de base, como principal forma de participação dos atingidos, além da realização de seminários e assembleias de tomada de decisão.


Resultados para os atingidos

Em um ano de Assessoria Técnica em Barra Longa, foram realizadas 120 reuniões de Grupos de Base, seminários de formação e capacitação, 20 Reuniões de negociações entre atingidos e a Renova, cerca de 30 reuniões com grupos de pesquisa e universidades, mais de 20 reuniões com órgãos institucionais e dos governos.

Ao longo do ano de trabalho da AEDAS, com muita resistência e organização, o povo foi capaz de lutar e obter conquistas. São elas:

O reassentamento de Gesteira: Escolha coletiva do local ideal para a construção das novas casas;

Reconhecimento de novas famílias: Casas com danos estruturais pela intensa atividade de caminhões da Renova na cidade;

Adiantamento de indenizações: Recurso para quem precisa;

Água e solo: Realização de estudos de qualidade e fertilidade diante da contaminação; entre outras conquistas.

Tudo isso vem sendo possível pela mobilização dos moradores da cidade, e pelo compromisso da AEDAS com a causa dos atingidos. Mirando a contínua capacitação das famílias para a conquista de seus direitos, ainda há diversas lutas a serem travadas.


A AEDAS permanece contribuindo no processo de reparação, para que as propostas construídas pelos atingidos sejam respondidas em sua totalidade pela Fundação Renova. Os moradores de Barra Longa seguem firmes, com esperança.

Com dedicação e compromisso com os atingidos, a AEDAS permanece trabalhando pro povo voltar a sorrir!



AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530