Lideranças comunitárias participam de oficina de comunicação da Aedas em Citrolândia, Betim

Atualizado: Ago 31

Lideranças comunitárias das comissões de atingidas e atingidos da Região 2 participaram de uma oficina de comunicação promovida pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social de Minas Gerais (Aedas) em Citrolândia, Betim. O objetivo do encontro de trocas e aprendizado foi debater a comunicação como tema amplo e local, assim como os possíveis caminhos para que a comunicação nos territórios atingidos pela barragem da Vale em Brumadinho possa refletir a realidade e chegar a todas as pessoas, de maneira acessível para cada uma delas.


Atingidas e atingidos avaliaram as necessidades e possibilidades para a comunicação popular em Citrolândia, apresentaram exemplos históricos e, principalmente, pontuaram sugestões fundamentais para que esse processo aconteça da melhor forma e tendo as comunidades atingidas como protagonistas. Uma das atividades da oficina foi a exibição do documentário “Levante Sua Voz”, do Coletivo Intervozes, com análise e debate sobre o filme na sequência. O vídeo, disponível no Youtube, estimula reflexões para a compreensão do papel das mídias, especialmente a brasileira.


Além disso, o encontro abordou a evolução da comunicação por áudio, desde o rádio até os atuais podcasts. Os comunicadores da Aedas também apresentaram ferramentas de gravação e edição básica, e atingidos e atingidas produziram conteúdos na prática. Um dia de construção de pontes e da afirmação da comunicação como uma ferramenta fundamental na busca por reparação integral.


Arraste ou clique para o lado para ver as fotos da oficina!



  • WhatsApp Aedas
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram