Nota de Solidariedade às famílias das vítimas do rompimento

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), a assessoria técnica independente que atua na região 01, Brumadinho, e na região 02 da Bacia da Paraopeba, presta e reforça toda sua solidariedade aos familiares e entes queridos das vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019.


Na manhã de sábado, 2 de outubro de 2021, dois anos e 8 meses após o rompimento da barragem de rejeitos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou ter encontrado mais uma vítima do soterramento.


Na quarta-feira, dia 6 de outubro, mais uma vítima foi identificada: Angelita Cristiane Freitas de Assis, 37 anos, casada e mãe de dois filhos. Ela trabalhava como técnica de enfermagem do trabalho na mineradora. A Aedas se solidariza com cada família que acaba revivendo todo o trauma da perda de um ente querido, mesmo depois de quase três anos do rompimento.


Enquanto assessoria técnica independente, também reiteramos o apoio à Comissão dos Não Encontrados, uma frente composta pelas famílias das vítimas ainda não encontradas, e à Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento), que mesmo com toda a dor e luto continuam na articulação por justiça, memória e reparação.


Foram 272 joias retiradas cruelmente do convívio de suas famílias e que não podem ser esquecidas. A reparação integral de toda a Bacia do Paraopeba passa pela centralidade de todas as vítimas do rompimento, incluindo aquelas que perderam seus familiares, bens imateriais que não poderão ser recuperados e que nenhuma indenização poderá pagar.


A Aedas continua acompanhando as pessoas e comunidades atingidas neste caminho em direção à reparação integral, bem como o processo judicial e o Termo de Reparação assinado entre instituições de justiça, a Vale e o Estado; a fim de reforçar a participação e o levantamento de informações junto às pessoas atingidas, centrais para a garantia da justiça no território.




78 visualizações
  • WhatsApp Aedas
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram