Veredas Sol e Lares: Inovação e protagonismo popular no desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha

Atualizado: 16 de Abr de 2019

O dia 08 de março de 2018 marcou o início de um projeto de inovação e pioneirismo tecnológico na geração de energia, aliados à valorização e desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha-MG: o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Veredas Sol e Lares.


Desde então encontra-se em execução os processos de pesquisa e elaboração para a construção de uma Usina Fotovoltaica Flutuante (UFVf) no lago da Usina Hidrelétrica de Santa Marta (UHE Santa Marta), município de Grão Mogol/MG. Em março de 2019, teve início os preparativos para implementação do empreendimento. A UFVf está prevista para entrar em operação em março 2020.


Esse é um projeto pioneiro no mundo que envolve toda a pesquisa para implantação de geração de energia solar (módulos fotovoltáicos) sobre flutuadores inseridos em um lago já existente, associando à modalidade de geração distribuída, utilizando linhas de transmissão e distribuição já existentes.


Mas o grande diferencial do Veredas Sol e Lares está na valorização da participação social, buscando o fortalecimento do povo do Vale do Jequitinhonha, sua cultura e de seus interesses. O projeto prioriza os trabalhadores e trabalhadoras locais, dando oportunidade de se organizarem para gerir o empreendimento, garantindo às famílias atingidas pela construção de barragens no Vale, benefícios que podem culminar em avanços na qualidade de vida.


ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:


AEDAS - Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

© 2017 -  Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Rua Frei Caneca, 139, Bonfim - Belo Horizonte / MG - CEP: 31.210-530